[RESENHA] A CASA NO MAR CERÚLEO, de TJ Klune, é um livro incrível! 🏠


A casa do mar cerúleo, de TJ Klune, foi lançado em 2022 pela Editora Morro Branco. Você poderá conferir a resenha sem spoilers no vídeo ou no formato de texto junto com algumas das minhas citações favoritas logo abaixo:

 




Linus Baker leva uma vida sossegada e solitária. Aos quarenta anos, vive em uma casa minúscula com uma gata e seus velhos discos. No trabalho, é responsável por supervisionar orfanatos do governo. Mas esses não são orfanatos comuns. Eles abrigam crianças com habilidades mágicas.

Em certo momento, Linus é convocado para cumprir uma tarefa altamente confidencial. Visitar um orfanato onde moram seis crianças extraordinárias: uma gnoma, uma sprite, uma serpe, uma bolha verde não identificável, um menino que pode se transformar em um cachorro e o próprio Anticristo. Sua missão é determinar se essas criaturas são ou não capazes de trazer o fim dos tempos.

O responsável pelas crianças é o Arthur Parnassus, disposto a fazer qualquer coisa para manter seus órfãos em segurança e, à medida que Linus e Arthur se aproximam, segredos há muito guardados vêm à tona.

Simplesmente não consigo fazer mistério a respeito desse livro. Eu AMEI, 5 estrelas e favorito! Facilmente uma das minhas melhores leituras da vida. Esse simplesmente é o tipo de livro para resgatar a fé na humanidade.

O Linus não vai bem preparado para esse lugar. Ele chega ao orfanato cheio de preconceito e medo que as crianças possam ser perigosas por causa das poucas informações que recebeu do departamento. E a maior crítica que o livro traz é justamente essa. Como muitas vezes a gente carrega preconceitos com algumas pessoas simplesmente por elas serem quem elas são e sem saber nada sobre elas.

É muito bonito de ver como o Linus vai se aproximando de cada uma dessas crianças e as compreendendo. A gente vai acabar conhecendo a história de cada uma e vemos o quanto elas já sofreram para chegar até aquele lugar onde finalmente se sentem acolhidas. Inclusive o livro caminha nessa linha de que nem sempre o nosso lar ou família é de onde nascemos. As vezes a gente acaba escolhendo como família as pessoas que nos cercam e nos amam independente do laço sanguíneo. Isso é algo que me toca muito e, nesse livro, os laços entre os personagens foram criados de uma maneira perfeita que não tem como você não os enxergar como uma família de verdade.

A melhor parte é que as histórias dos personagens são contadas de uma maneira leve e delicada, porque obviamente o autor escolheu dar um tom mais tranquilo para o livro. Ele conseguiu trazer o sentimento de esperança, mesmo que quando a gente pense nas camadas que se disfarçam no texto é profundamente triste tudo que essas crianças passaram. O livro é maravilhoso e perfeito do jeito que ele é. Inclusive foi muito bom encontrar um autor que pegou a temática do preconceito e trabalhou numa história mais feliz.

Sei muito bem que há autores que trazem histórias excelentes, porém tristes e cruéis com essa temática porque tem por objetivo deixar o livro mais próximo da realidade. Mas é bom ler algo doce e esperançoso de vez em quando.

As crianças são incríveis! Eu mataria e morreria facilmente por qualquer uma delas. Em várias cenas sentia meu coração quentinho, desejava constantemente o bem delas e sentia uma felicidade genuína a cada momento em que o Linus ia se descontruindo e se afeiçoando a elas.

Sou uma pessoa muito difícil de rir lendo, mas em vários momentos realmente ri em voz alta porque realmente tinha situações divertidas. Inclusive as que mais me divertiram foram as cenas com o anticristo. Mas eu não saberia dizer qual é a minha criança favorita porque todas me conquistaram. Elas tem características únicas que as fazem se tornarem completamente adoráveis.

Há um certo mistério durante a história que ajuda a compor um certo personagem, me manteve com uma certa curiosidade, mas não é exatamente o foco. Sobre o final, realmente é muito previsível, mas é o final feliz que o leitor quer e que os personagens merecem.

Eu AMEI DEMAIS essa leitura e é um livro que eu recomendaria para todo mundo como uma leitura essencial para entender como o preconceito é algo horrível e prejudicial, mas que ainda há pessoas boas e gentis no mundo para nos dar esperança.


📖

- Confira algumas das minhas citações favoritas do livro:

“Arthur diz que sempre devemos arranjar tempo para o que gostamos de fazer – disse Talia. – Senão, podemos nos esquecer de como ser felizes. Você não é feliz, sr. Baker?”

“Como comentei antes, é um mundo esquisito e maravilhoso, o que não significa que não tenha dentes e não possa nos morder quando menos esperamos.”

“As coisas que mais tememos muitas vezes são as coisas que menos devemos temer. É irracional, mas é o que nos torna humanos. E se formos capazes de vencer nossos medos, não haverá nada de que não seremos capazes.” 

“Nosso lar nem sempre é a casa onde moramos. Também são as pessoas de quem escolhemos nos cercar.”

“Não é porque você não sente o preconceito na pele todo dia que o restante de nós não sente.” 


Se interessou pelo livro?

Adquira pelo link do blog! Dessa forma você colabora com a manutenção do mesmo sem pagar nada a mais por isso:

 A casa do mar cerúleo

 Além da porta sussurrante (Novo livro do autor que está sendo publicado no Brasil)


📖

Acompanhem minhas redes sociaisYoutube | Twitch | Rumble | Instagram | Skoob Twitter Filmow


Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas