[Resenha] A vida na porta da geladeira - Alice Kuipers


A vida na porta da geladeira é um romance publicado pela Alice Kuipers em 2007, mas que só chegou ao Brasil através da WMF Martins Fontes em 2009.

Esta história é narrada por meios de recados escritos as pressas por uma mãe e uma filha e pendurados na porta da geladeira. As duas quase não se encontram, mas isso não ocorre por descaso e sim devido as vidas atribuladas que levam.



A mãe é médica, divorciada e faz o melhor para criar a filha mesmo que trabalhe demais no hospital. A filha é ciente das responsabilidades da mãe e faz o possível para colaborar. Esta até é responsável pela idade que tem, mas ainda apresenta comportamentos típicos de uma adolescente. Nisso acabamos acompanhando seu amadurecimento durante o livro.

Quando li o livro pela primeira vez tive receio de que o fato de ser narrado apenas através dos recados fosse me dar a sensação de falta de profundidade. E eu realmente me enganei!  Os recados vão desde cobranças do dia-a-dia até revelações tocantes. Todos estes são simples e esta simplicidade nos faz crer naquilo porque deixa próximo da realidade tornando-os profundos. Quem tem uma rotina corrida vai entender perfeitamente.

O livro nos mostra que constantemente elas tentam arranjar tempo uma para a outra, principalmente depois de descobrirem que o tempo que elas podem ter juntas está acabando.

A relação das personagens é algo realmente emocionante e comovente. Mesmo com alguns atritos podemos observar  diante de uma situação angustiante o quanto a mãe muitas vezes guarda a dor para si para poder preservar a felicidade e tranquilidade da filha. E esta, mesmo que se sinta um pouco perdida ainda quer ajudar a mãe.

“Não sei se fico preocupada ou se toco minha vida. Você faz parecer que não é nada sério, então talvez eu devesse fazer o mesmo.”

Algo que aprendi com esse livro é que muitas vezes poucas palavras significam muito! A única coisa que é preciso é que sejam ditas com carinho e sinceridade. O tempo que temos na vida é extremamente valioso e que precisamos usá-lo para ficar ao lado de quem amamos.

O final foi emocionante tanto na primeira vez que li quanto na segunda. O livro é o retrato da intimidade e do amor entre mãe e filha. 

Caso se interesse pelo livro você pode adquiri-lo aqui > Amazon

Eu já havia comentado sobre este livro em um vídeo do canal sobre livros que pretendo reler. Confira e aproveite para pegar outras dicas de leitura:


Acompanhem minhas redes sociais



Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.


Comentários

Postagens mais visitadas