[RESENHA] ÁRVORE INEXPLICÁVEL - Carol Chiovatto

 

Árvore inexplicável, de Carol Chiovatto, foi lançado em 2022 pela Editora Suma e pude realizar a leitura em ebook através da plataforma Netgalley, cedido em parceria pela Companhia das Letras. Você poderá conferir a resenha sem spoilers no vídeo ou no formato de texto junto com algumas das minhas citações favoritas logo abaixo:


Aqui, iremos conhecer a Diana que está terminando o curso de história na USP e desde jovem, a universitária testemunha fenômenos peculiares que só ela enxerga: breves aparições de uma névoa colorida, próximas a determinadas árvores. Certa noite, ela vê uma ocorrência e percebe que não foi a única a presenciar o estranho fenômeno.

Esse livro foi uma grata surpresa, pois no início da narrativa não imaginei que gostaria tanto. A autora descreve a rotina da protagonista na faculdade e a história se passa no período da pandemia do Covid-19. Dois temas que podem gerar fácil identificação no leitor, mas para mim foram cansativos de ler porque são temas dos quais já estou saturada.

O clichê de “menti/escondi para te proteger” incomoda bastante no início porque obviamente a desinformação é muito mais perigosa! Só me senti realmente empolgada lendo a partir do ponto em que Diana percebe que o que ela achava serem alucinações, na verdade é real e decide buscar informações. Descobrindo que suas visões significam algo muito maior do que ela poderia imaginar.

Discordo de algumas atitudes da protagonista nesse processo devido ao fato da minha personalidade ser muito diferente, mas são comportamentos coerentes. O que faz ela se afastar por se sentir traída e magoada, eu pressionaria os envolvidos por estar sentindo ódio e por querer respostas desesperadamente. Sentir que está enlouquecendo é uma sensação extremamente desagradável.

Entretanto, há diversos elementos que me agradaram dentro da história. Como o fato da magia se misturar com a ciência e apesar dos personagens serem pacíficos isso não significa que sejam fracos ou inofensivos. Já vi diversas histórias onde os autores/roteiristas tem medo de colocar reações óbvias nos personagens porque querem manter a história suave ou manter o personagem 100% bonzinho. Aqui, a Carol Chiovatto é ousada! Ela permite que seus personagens tenham emoções reais e comportamentos condizentes com a realidade. Afinal, em situações como as apresentadas no livro, nenhum ser humano ficaria totalmente controlado. Quando os personagens precisam defender alguém que amam ou já foram muito feridos, eles tomam as atitudes necessárias.

Até mesmo o fato da história se passar no período da pandemia parou de me incomodar no decorrer da história, pois isso foi capaz de proporcionar cenários onde seria mais fácil de descrever as cenas de ação. Que por sinal existem várias! Sendo capazes de empolgar o leitor e de nos fazer temer pela vida dos personagens.

Apesar do início do livro ter somente o ponto de vista da Diana, conforme a história avança temos capítulo que acompanham o ponto de vista de outros personagens e isso enriquece e dinamiza a narrativa.

Há somente uma personagem a qual questionei uma atitude. Gostaria que tivesse acontecido de uma maneira diferente, mas entendo que nem sempre o ser humano faz as escolhas certas e/ou tem total consciência das consequências que podem surgir.

A autora também traz temas relevantes como representatividade, crítica as dificuldades acadêmicas em relação à pesquisa no Brasil, corrupção e descaso dos políticos e algumas empresas com a fauna e a flora.

Sendo assim, apesar do início do livro não ter me empolgado (algo em torno de 25% de leitura) por conta de questões pessoais, a história me conquistou e fez com que devorasse o livro ansiosa pelo final que me deixou muito satisfeita. Carol Chiovatto é muito criativa e possui uma escrita prazerosa. Qualidades que com certeza me fazem recomendar a leitura desse livro e desejar ler mais das suas histórias.


📖

- Confira algumas das minhas citações favoritas do livro:

“A vida tinha de ser mais do que um emprego meia-boca, trânsito, cansaço, choro no banho e contas a pagar”

“Pega essa culpa que você tá sentindo e converte em explicações.”

“A gente é da paz, sabe? Isso gerou uma falha de comunicação.” 

“Aquela família não queria guerra. Agora, se a guerra chutava a porta e invadia a casa, não havia escapatória; insistir no tom pacifista era render-se à própria aniquilação.”


- Se interessou pelo livro?

Adquira pelo link do blog! Dessa forma você colabora com a manutenção do mesmo sem pagar nada a mais por isso:

 Árvore inexplicável

 Porém Bruxa

 Senciente nível 5


📖

Acompanhem minhas redes sociaisYoutube | Twitch | Rumble | Instagram | Skoob Twitter Filmow


Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas