[RESENHA] O GATO QUE AMAVA LIVROS - Sosuke Natsukawa

 

O gato que amava livros, de Sosuke Natsukawa, foi lançando pela Editora Planeta em 2022. Obviamente, por amar livros e gatos, o título se tornou muito chamativo para mim. Além do fato de também ouvir várias pessoas elogiando.

Basicamente temos um menino que foi criado pelo avô que tem uma livraria. Infelizmente, esse avô vem a falecer e o garoto se vê diante de uma situação que provavelmente terá que fechar a livraria. Até que surge um misterioso gato malhado, chamado Tigre, que pede ajuda.

O gato deve encontrar um verdadeiro amante dos livros para acompanhá-lo em algumas missões. A improvável dupla enfrentará três aventuras mágicas para resgatar livros aprisionados, maltratados e abandonados.

A premissa é ótima, é bem escrito, os personagens nos conquistam, mas apesar de ter gostado do livro sofri uma quebra de expectativa. As propagandas e comentários sobre, que chegaram a mim, me fizeram acreditar que era um livro com “um tom mais adulto”. Apesar da aventura ser interessante, as situações mágicas são exageradas ao estilo que encontramos em livros infantis e, no momento que li, não era o estilo de livro que eu buscava.

O livro traz questionamentos/mensagens importantes como, por exemplo, “Por que você quer ler como se estivesse em uma competição?”. Além de várias outras relacionados aos hábitos de leituras, mas não me impactaram o suficiente por serem óbvias. Eu concordo com as mensagens do livro, mas todas as reflexões são sobre coisas que já vivi há anos atrás.

A linguagem é muito fácil, fluída, ótima para a fase onde estamos iniciando o hábito da leitura. Porque quando somos jovens, estamos mais susceptíveis a nos impressionar pelos números apresentados por leitores mais experientes ou por algumas pessoas arrogantes que se sentem superiores as outras pelo simples fato de lerem e que fazem a atividade parecer uma competição.

Vejo algumas pessoas falando que, por exemplo, não gostam de vídeos de “leituras do mês” porque se sentem ansiosas e pressionadas em ver o outro lendo e atingindo números que elas não atingem. Talvez esse livro lhe ajude a entender que cada pessoa tem seu próprio ritmo e está tudo bem. Não devemos ler para nos comparar. A leitura deve ser algo leve e agradável.

O fato de não ter achado a história incrível, tem mais a ver com a minha bagagem de vida do que com o próprio livro. Eu já passei pela fase que me obrigava a ler mais e, com o tempo, aprendi a ler de forma prazerosa e saudável. Admito que minha trajetória teria sido mais fácil se tivesse livro esse livro há alguns anos atrás. Sendo assim, acredito que vários leitores podem gostar dessa história, mas ela pode ter um impacto maior no público mais jovem para que eles tenham a vida de leitor seja mais leve e feliz.

📖

Se interessou pelo livro?

Adquira pelo link do blog! Dessa forma você colabora com a manutenção do mesmo sem pagar nada a mais por isso:

➤ O gato que amava livros

Acompanhem minhas redes sociaisYoutube | Twitch | Rumble | Instagram | Skoob Twitter Filmow


Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas