[RESENHA] O exorcismo da melhor amiga, de Grandy Hendrix + FILME (SEM SPOILERS)

O exorcismo da melhor amiga, foi escrito de Grandy Hendrix e publicado, aqui no Brasil, pela Editora Intrínseca em 2021. E ganhou uma adaptação cinematográfica pelo Prime Video em 2022.


Você pode conferir a resenha do livro e do filme no vídeo ou no texto logo abaixo:

Neste livro, vamos ter um grupo de 4 amigas, que decidem passar a noite numa espécie de casa do lago e em determinado momento uma dessas garotas, que é a Gretchen, desaparece. As outras meninas ficam um tempo procurando por ela, até que (do nada) ela reaparece. Entretanto, está um pouco estranha.

Gretchen começa a ter um comportamento grosseiro, a apresentar uma fisionomia debilitada, como se estivesse doente, para de tomar banho e coisas do tipo. E a Abby, sua melhor amiga, fica extremamente preocupada tentando entender o que está acontecendo para pode ajuda-la.

O primeiro ponto que quero falar com vocês é que, apesar desse título e dessa premissa, é um livro que vai se focar na amizade dessas duas garotas. Tanto que, logo nas primeiras páginas, vamos ver como essas meninas se tornaram amigas ainda crianças numa cena que, particularmente, achei bem fofa. Então o autor já lhe indica nas primeiras páginas que apesar de realmente ser uma história de possessão e ter elementos do terror ela vai ter um tom mais leve.

Grandy Hendrix vai trazer alguns temas sobre a diferença de classes sociais, questões religiosas (afinal essas meninas estudam numa escola católica), certos comportamentos e preconceitos daquele período dos anos 80. Ele não vai se aprofundar nesses temas, mas a maneira que ele passou foi muito dinâmica. Em poucas palavras já dá para você entender o que ele está criticando. Algo que é ótimo porque deixa o livro muito fluído.


“As pessoas vão à igreja e sorriem, mas há um mal sombrio dentro de todas elas.

Eu já assisti vários filmes de possessão e o autor traz aqueles elementos clássicos, mas tem algumas diferenças que achei interessantes de serem trabalhadas. Por exemplo, todos os filmes de possessão que assisti, mostra a pessoa completamente isolada muito rápido. A gente já vê a pessoa trancada dentro de casa e nunca sabemos muito sobre a vida fora dali. Não vemos como era essa pessoa na escola, no trabalho e em círculos sociais. Aqui, a Gretchen continua indo na escola e é daí que vemos as coisas estranhas como, por exemplo, professor que comenta que ela está estranha e talvez utilizando drogas e acabam existindo alguns conflitos ali com as amigas dela.

Inclusive entramos aqui em um segundo ponto que adorei! Na maioria desses filmes de demônio, vemos o demônio simplesmente querendo matar as pessoas. Aqui, o livro pode até não ser tão sangrento ou ter muitas mortes, mas vemos como o demônio vai manipulando e torturando lentamente a Gretchen, que é a hospedeira, e as amigas dela. Eu achei genial como que o autor conseguiu colocar essa temática num tom mais suave e ainda assim conservar características do terror.

Sobre a Abby, eu simplesmente amei a amizade das duas. A Abby não tenta “salvar o dia” sozinha, mas ela vai em busca de opções e pessoas para ajudar a amiga até ficar sem opções. Mas o importante é que ela sempre estava ali pela amiga. Algo que achei muito bonito de acompanhar! Porque se a gente for parar pensar... Tem pessoas que, as vezes, acreditamos que são nossos amigos, mas por muito menos nos viram as costas ou são ingratas. Qualquer pessoa poderia simplesmente virado as costas, mas a Abby continuava lá.

Sobre a conclusão, tem um tipo de acontecimento que normalmente é um tipo de solução que me incomoda, mas a forma em que ela é apresentada aqui e analisando todo o contexto do livro ficou coerente e que me agradou bastante. Amei o final do livro! Ele realmente é a definição de amizade para mim. É até um pouco sensível e emocionante.

Com certeza esse é um livro que recomendo! Até se você for mais medroso acho que vai conseguir ler. Só não leia comendo... tem uma cena ou outra que pode dar um pouco de “nojinho”.

 


Sobre a adaptação...

Eu não tinha muitas expectativas, mas estava ansiosa porque amei o livro. Mas o filme, para mim, foi uma completa decepção por conta de roteiro e direção.

O roteiro tem partes que estão bem fieis ao livro, mas tem outras que eles resolveram tirar ou amenizar mais. E foi aí que a coisa começou a desandar. Porque perdeu o impacto, deixou a história muito simples e não há o sentimento de você querer saber o que vai acontecer. Li o livro muito empolgada, mas assistindo ao filme estava apática.

A direção também não está boa porque tem várias cenas que são muito artificiais. Não por culpa dos atores! Porque fica nítido que isso era consequência deles estarem apenas seguindo orientações da direção. São erros grosseiros, que nem uma pós-produção com corte e edição seriam capazes de salvar.

Sobre tirar partes da história, normalmente eu sou bem tranquila com as mudanças nos filmes e séries. Não sou o tipo de leitora que deseja obras completamente fiéis aos livros. Entendo que tem coisas funcionam no livro, mas talvez não fiquem interessantes no áudio visual. Mas aqui, ocorreram péssimas escolhas! O filme se tornou vago e há coisas que só vão fazer total sentido para quem leu livro. Isso já configura como um filme ruim! Mesmo que o filme seja baseado em um livro, ele não pode depender do mesmo.

Ocorreram muitas escolhas ruins a respeito do roteiro, as cenas não são bem gravadas, não carrega a parte emocionante, nem o terror ou o tom cômico do livro... Fazendo ao filme ficar morno do início ao fim.

Não recomendaria ao filme para quem não leu a obra original porque acho que poderia desanimar a pessoa de ler um livro maravilhoso. Mas caso você já tenha lido o livro e, assim como eu, gosta de conferir as adaptações, assista para tirar suas próprias conclusões. Mas vá com baixas expectativas para a decepção não ser tão grande.

 📖


Se interessou pelo livro?

Adquira pelo link do blog! Dessa forma você colabora com a manutenção do mesmo sem pagar nada a mais por isso:

 O exorcismo da minha melhor amiga


📖

Acompanhem minhas redes sociaisYoutube | Twitch | Rumble | Instagram | Skoob Twitter Filmow


Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas