FLORESTA É O NOME DO MUNDO, de Ursula Le Guin, prova como o ser humano é tóxico 🌳

 

Floresta é nome do mundo, da Ursula Le Guin, ganhou uma nova edição em 2020 pela Editora Morro Branco.

Você pode conferir a resenha escrita ou em formato de vídeo logo abaixo:


Aqui temos humanos estudando um novo planeta e o preparando para levar o resto da população já que a Terra está numa situação deplorável. Por culpa de quem? De nós mesmos! Aparentemente o ser humano destrói tudo que toca e a Terra se tornou um planeta sem matéria prima.

Esse novo planeta é praticamente um paraíso. Bonito, cheio de florestas e é habitado por seres humanoides com um pouco mais de um metro de altura e com corpos que se assemelham as próprias florestas porque são cobertos de pelos verdes e sedosos. Essa é uma raça que sempre viveu em paz... Tirando dessas florestas somente o necessário para sobreviver e até a chegada dos humanos eles não conheciam conceitos de escravidão, guerra ou exploração.

Só que a medida que os humanos vão os oprimindo e os encurralando e eles acabam adquirindo sentimentos como ódio e revolta, e depois que tais sentimentos entram no coração dessa raça eles não tem como voltar atrás.

A história é simples, mas de extrema importância e realmente grandiosa pela maneira que ela é capaz de atingir o leitor. Se a gente for olhar bem, o que os humanos estão fazendo não tem muita diferença do que a gente estudou quando era criança sobre o que os europeus fizeram com os índios quando chegaram ao Brasil. Estudar aquilo, que foi real, pela maneira que nos é ensinada não passa nem perto de causar impacto  que esse livro traz.

Foi somente quando a Ursula apresentou o personagem Selver, um dos nativos, é que eu tomei consciência da real brutalidade do colonialismo. A gente se afeiçoa a esse personagem e sente realmente as dores dele e vê o como o ódio o maculou. Lendo esse livro senti vergonha ser humana. A gente fala muito sobre o que é o conceito de humanidade, mas será mesmo que essa palavra é empregada da maneira correta? Normalmente são os seres humanos que possuem atitudes brutais movidas apenas por ganância. Enquanto outros seres, tanto nessa história como no mundo real, quando acabam se entregando a violência é apenas como mecanismo defesa. Uma resposta ao impacto do ser humano em suas vidas!

A Ursula é bem direta nessa história, tanto que o livro é pequenininho e super fluído. Da mesma forma que a gente sente se afeiçoa ao Selver, nós sentimos ódio genuíno pelo Capitão Davidson,  que é um dos principais responsáveis pelo que o povo desse planeta está sofrendo. Quando eu li esse livro torci a todo momento para as criaturas verdes se libertarem dos humanos, e ao mesmo tempo eu me sentia imensamente triste por saber que mesmo que tudo se resolvesse o estrago causado pelos humanos não teria volta. Com certeza esse é livro que TODO MUNDO deveria ler para a gente ter consciência de como estamos destruindo o nosso mundo e tentar evitar arruína-lo de vez, para que a gente nunca tenha que chegar ao ponto de ir para outras terras ou outros mundos levar a nossa toxidade.

Se interessou pelo livro?

Adquira pelo link do blog! Dessa forma você colabora com a manutenção do mesmo sem pagar nada a mais por isso:

 Floresta é o nome do mundo

📖

Acompanhem minhas redes sociaisYoutube | Twitch | Rumble | Instagram | Skoob Twitter Filmow


Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.


Comentários

Postagens mais visitadas