[RESENHA] As convidadas - Silvina Ocampo

 

As convidadas”, de Silvina Ocampo, foi publicado aqui no Brasil em 2022, pela Companhia das Letras. A editora disponibiliza, para os parceiros, e-books que podem ser solicitados através da plataforma do Netgalley e quando vi esta obra na lista, confesso que, a estranheza da capa e da sinopse me chamaram atenção. Sendo assim, resolvi solicitar o e-book e sair da minha zona de conforto. A leitura foi uma experiência única, diferente de qualquer leitura que eu já tenha feito na vida.

“As convidadas” reúne 44 contos breves com um estilo que aparenta ser uma mistura de realismo mágico, surrealismo e literatura fantástica.  A autora é capaz de fisgar a atenção do leitor a cada palavra devido a curiosidade que ela alimenta. Durante a leitura da maioria das histórias, eu nunca sabia por qual caminho a autora me guiava e o entendimento vinha somente nos últimos momentos do conto. Cada final foi imprevisível para mim, tornando-se impactantes.

Silvina Ocampo traz histórias que se passam dentro de um universo doméstico e aparentemente comum, mas em cada uma delas há elementos sobrenaturais, sinistros, mágicos ou surreais onde a autora aborda os mais variados assuntos como premonição, superstição, assombrações, possessão ou transtorno dissociativo de personalidade, segredos, desigualdade social, alegorias relacionada aos pecados capitais, sentimentos e conflitos humanos e muito mais. Tudo isso apresentado com um humor peculiar. Mas obviamente, por serem 44 contos, alguns podem agradar ao leitor mais do que outros.

Essa coletânea de contos foi lançada originalmente em 1961, mas consegue abordar temas atuais, sendo assim uma leitura de extrema importância. Então se você deseja ler algo diferente, gosta de realismo mágico, alegorias e quer conhecer um pouco da literatura Argentina... Essa leitura é para você!

Fiquei muito feliz em realizar essa leitura e com certeza quero conhecer mais obras da autora. Em especial “A fúria e outros contos”, que também foi publicada pela Companhia das letras.

📖

- Confira algumas das minhas citações favoritas do livro:

“Por mais horrível que seja um segredo, quando compartilhado às vezes deixa de ser horrível, porque seu horror dá prazer: o prazer da comunicação incessante.” - (Assim eram seus rostos)

“Nos mostrar o céu, para nos precipitar no inferno, seria uma piada de mau gosto de Deus.” - (Assim eram seus rostos)

“A alegria e a boa sorte nem sempre andam juntas.” - (O armazém negro)

“O rei pensou que ao não ser vista sua infelicidade, ela deixaria de existir.” - (O progresso da ciência)

“A vida não é eterna e tem que terminar, inclusive para os que rejuvenescem.” - (O progresso da ciência)

“Que curta seria a vida se não tivéssemos momentos desagradáveis que a tornam interminável.” - (Visões)

“Para que serve tanta riqueza! Cheia de pintura nos olhos, mas é mais cega que uma coruja” - (A vingança)

“Ele andava meio encurvado, porque maldade e deformidade caminham juntas.” - (O Mouro)

“Eles faziam esses comentários achando que eu não escutava, mas uma criança escuta tudo.” - (O sinistro do Equador)

“A morte é para todos, para adultos e crianças, senhora.” - (O sinistro do Equador)

“Na hora em que todo mundo dorme acontecem as coisas mais maravilhosas e as coisas mais terríveis do mundo. As pessoas são capazes de matar alguém, são capazes de revelar qualquer segredo! São capazes de se afastar de quem mais se ama para roubar um anel de diamantes ou uma rosa de cristal; são capazes de fugir, de fugir sem rumo e de esperar a aurora achando que se apaixonaram por alguém que não voltarão a ver, são capazes de atravessar o fogo por uma pessoa sem morrer.” - (A cara na palma)

“Os homens comem uns aos outros como animais. - (A peruca)

“Que mãe não detesta secretamente o crescimento da filha, ainda que a queira mais alta e mais robusta que as outras!” - (Icera)

“Um crime tão complicado não se confia ao ser que mais se ama no mundo, nem ao travesseiro.” - (O crime perfeito)

“Escolhi você como confidente sem suspeitar que todo confidente se torna um inimigo de que confia suas confidências.” - (A caneta mágica)

📖

Se interessou pelo livro?

Adquira pelo link do blog! Dessa forma você colabora com a manutenção do mesmo sem pagar nada a mais por isso:

As convidadas

📖

Acompanhem minhas redes sociaisYoutube | Twitch | Rumble | Instagram | Skoob Twitter Filmow


Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.



Comentários

Postagens mais visitadas