[RESENHA] Abandonar um gato: O que falo quando falo do meu pai - Haruki Murakami

 

Abandonar um gato: O que falo quando falo do meu pai”, de Haruki Murakami, foi publicado aqui no Brasil em 2022, pela Alfaguara (selo da Companhia das Letras) e tive a oportunidade de realizar essa leitura em e-book através da parceria com a editora.

O livro é um relato sobre a relação de um escritor japonês com seu pai e a história de seu país.

Essa foi a minha primeira experiência lendo um livro biográfico sobre um autor, que apenar de ser considerado um dos maiores escritores da atualidade, ainda não conheço suas obras. Por conta disso, estava bem preocupada em iniciar essa leitura e não me envolver por ela. Mas, felizmente, aconteceu o oposto!

Aqui, Murakami irá lembrar de cenas corriqueiras da sua infância e juventude e discutirá sobre o período de guerra, a sua formação como escritor, mas também de relações familiares complexas e dolorosas.

É um relato honesto e tocante! Onde é perceptível os sentimentos do autor referentes a tais lembranças. Temos suas impressões sobre o pai, o como houve períodos em que se preocupou por não suprir as expectativas do mesmo. Ele nos mostra através dessa leitura a frustração do seu pai por ter desejado uma vida tranquila e acadêmica, mas como foi impedido de tê-la pelo andar violento da história do país.

Murakami mostra como o fato dele e o pai crescerem em épocas e ambientes diferentes os fazia pensar e ver o mundo de formas distintas, algo que gerava alguns conflitos entre os dois. Também fala sobre o quão profundamente a experiência de guerra pode transformar a vida e o espírito de uma pessoa.

Sei que muitas pessoas, para se interessar em ler uma biografia, precisam ter algum conhecimento prévio sobre aquela pessoa retratada ou sobre os feitos dela, mas “Abandonar um gato” é sensível ao ponto de dispensar essa necessidade. Sendo assim uma leitura interessante, tocante, que vale a pena ser lida por todos e, caso você ainda não tenha lido outras obras do autor, provavelmente despertará o desejo de lê-las.

                                                     📖

- Confira algumas das minhas citações favoritas do livro:

"Será que esse tipo de memória não se torna uma cicatriz invisível que, por mais que mude de formato ou de profundidade, acompanha a pessoa até o fim da vida?"

"Todas as pessoas devem ter, em maior ou menor escala, experiências pesadas que não conseguem esquecer, mas que também não conseguem contar de verdade a ninguém, experiências com as quais viverão e morrerão, sem jamais narrá-las totalmente."

"O que sustenta os poemas não é a técnica, e sim a absoluta franqueza."

"Seja como for, não há dúvidas de que esse acontecimento deixou marcas de enorme angústia em sua alma - de soldado e de monge."

"Acho que só resta a cada geração respirar o ar do seu tempo, sentir sobre os ombros a gravidade particular do seu momento. E amadurecer de acordo com as tendências impostas por esse ambiente. Para o bem ou para o mal, é esse o andar natural das coisas. Assim como os jovens de estão sempre testando a paciência da geração dos seus pais."

📖

Se interessou pelo livro?

Adquira pelo link do blog! Dessa forma você colabora com a manutenção do mesmo sem pagar nada a mais por isso:

Abandonar um gato

Acompanhem minhas redes sociaisYoutube | Twitch | Rumble | Instagram | Skoob Twitter Filmow


Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.


Comentários

Postagens mais visitadas