[RESENHA] O segredo do oceano - Natasha Bowen

 

"O segredo do oceano" foi escrito pela autora Natasha Bowen e publicado, aqui no Brasil, em 2020 pela Globo Alt. O livro é uma fantasia que mistura a cultura africana com um toque de “Pequena Sereia”.

Você pode conferir a resenha em vídeo ou em texto logo abaixo:

Simidele, uma Mami Waka , serve a Iemanjá recolhendo as almas dos humanos que morrem no mar. Entretanto, um dia que está apenas executando sua função, percebe que um homem ainda está vivo. Sendo assim, ela decide salvá-lo.

Somente depois desse ato, ela descobre que desrespeitou um decreto antigo e que está colocando as outras Mami Wata e seu mundo em risco. Dessa forma, ela acaba se vendo ligada ao rapaz, tendo que lhe ajudar numa determinada missão e também buscar o perdão do Deus Supremo.

A estrutura narrativa é simples: somos apresentados à um problema, temos uma viagem com algumas situações que vão compor a aventura e nos mostrar um pouco da mitologia africana e uma conclusão para a história. Algo que talvez seja um problema para alguns leitores mais experientes com histórias de fantasia, mas excelente para leitores iniciantes.

Já leio histórias de fantasia há muito tempo, mas a estrutura simples do livro, para mim, foi compensada pela apresentação da cultura ioruba. Eu realmente não conhecia nada sobre o assunto além de reconhecer alguns poucos nomes de santos. Nesse ponto tudo se tornava novo e empolgante porque realmente não vejo muitas fantasias ligadas a mitologia africana sendo divulgadas por aí.

Fiquei encantada com a descrição dos santos e algumas criaturas mitológicas africanas que aparecem no decorrer da história. Elas me deixaram muito instigadas a ir no Google algumas vezes para buscar imagens e pesquisar sobre as histórias de cada santo. Não pelo fato do livro ser insuficiente, mas porque só imaginar não bastava. A autora conseguiu me fazer querer conhecer mais sobre as origens e histórias que a inspiraram.


“Os humanos costumam ser cruéis com suas curiosidades pelo desconhecido.


Sobre o romance, ele não é o foco da história. A própria jornada e algumas questões impedem a aproximação dos personagens. Vemos a Simidele desenvolver um sentimento pelo Kola apenas observando alguns comportamentos que a fazem admirá-lo como pessoa.

Entretanto, infelizmente, o livro tem uma característica que me desagrada muito: a falta de temor pelos personagens. Por mais que os personagens enfrentassem perigos, eu sabia que ia ficar tudo bem. Sendo que prefiro o prazer de ler sem poder prever o que vai acontecer e gosto de sentir angústia por medo dos personagens morrerem.

Sou uma leitora lenta. Leio os livros aos pouquinhos, mas esse possui uma escrita fácil e fluída que me fez ler bem rápido em comparação ao meu ritmo normal. Outro ponto que me empolgou foi a fato que dentre as histórias de sereias, que já tive oportunidade de ler, essa foi a melhor delas.

O livro apresenta algo que pode ser visto como uma conclusão, mas ele faz parte de uma duologia. Acredito que aqui os leitores irão se dividir. Um grupo ficará aliviado em saber que terá uma continuação porque o final desse não vai lhes agradar. Já o outro (grupo no qual me encaixo) vai achar que concluiu bem, de uma forma que é o oposto do clichê, e que poderá escolher se quer realmente ler a continuação ou não.

Em geral, “O segredo do oceano” é um livro com altos e baixos, mas que com certeza indico a leitura. Já que é importante para valorizarmos a cultura africana e um bom entretenimento.

📖

Se interessou pelo livro?

Adquira pelo link do blog! Dessa forma você colabora com a manutenção do mesmo sem pagar nada a mais por isso:

O segredo do oceano

Acompanhem minhas redes sociaisYoutube | Twitch | Rumble | Instagram | Skoob Twitter Filmow


Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.


Comentários

Postagens mais visitadas