[RESENHA] BIBLIOTECA GAIMAN vol. 1: Neil Gaiman esbanjando criatividade 🦉📚🐈

Biblioteca Gaiman volume 1, é uma coletânea de histórias em quadrinhos escritas pelo Neil Gaiman e lançada aqui no Brasil pela editora Intrínseca em 2021.

Algumas das histórias desse quadrinho já haviam sido lançados no Brasil, mas eram em edições separadas e você não encontra mais disponível em catálogo. E é por isso que eu estava tão ansiosa para comprar essa edição.

Então hoje vamos conversar sobre todas as histórias presentes nesse quadrinho SEM SPOILERS.

Você pode conferir em formato de vídeo ou lendo o texto logo abaixo:

As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro

Nessa primeira história vamos acompanhar um ator que vive em um mundo que consideramos fantasia e ele está tentando escrever uma história fantasiosa, que para ele é realidade. O que seria realmente fantasioso para esse autor seria o nosso mundo. Esse conceito de realidade e fantasia parece meio confuso sendo apenas falado, mas quando vocês pegarem para ler tudo ficará bem claro.

Eu adorei essa dinâmica que o Neil Gaiman inseriu dentro da história do que é fantasia e realidade e achei sensacional que ele ainda aproveitou para criticar aqueles que julgam determinado tipo de literatura.

Sim, nós aprendemos muita coisa com a literatura, mas ela funciona como entretenimento e o autor deve escrever aquilo que o deixa feliz ao invés de tentar se encaixar num padrão específico. Esse tipo de ideia funciona para qualquer situação. Tudo que você faz contra a sua vontade, apenas para agradar padrões dos outros, acaba produzindo algo que te deixará insatisfeito e infeliz.

Sobre as ilustrações dessa história, elas são bem características e bonitas, mas confesso que também há as achei um pouco confusas. Então eu me permiti demorar um pouco mais na leitura para absorver melhor as ilustrações.

Criaturas da noite

Criaturas da noite é dividido em duas histórias: “O sacrifício” e “Filha das Corujas”

Em Sacrifício, temos um homem que acaba encontrando um gato machucado e tenta ajuda-lo. O problema é que não importa o que ele faça, todas as manhãs continua encontrando o gato machucado. Até que ele decide ficar acordado durante a noite para descobrir o que está acontecendo.

Eu simplesmente AMEI essa história porque ela nos mostra um homem com sensibilidade tentando ajudar o animal e também traz o conceito onde o homem e o animal criam uma relação de cuidado mútuo, que é algo que eu realmente acredito muito.

Obviamente essa história vai além e caminha para o lado fantasioso e místico. Que acabou me deixando muito deslumbrada e se tornou mais uma daquelas histórias que o Neil Gaiman me faz acreditar genuinamente que a magia existe no nosso mundo e que nós apenas precisamos saber onde olhar.

Já em Filha das corujas, temos uma menina que nasce em meio as corujas. Sendo assim, a vila a rejeita e a colocam para viver sozinha em um convento abandonado. Essa menina acaba convivendo apenas com as corujas e com o passar dos anos ela se torna uma lenda nesse lugar.

Aqui o Neil Gaiman mostra um lado sombrio. Onde o ser humano que muitas vezes é cegado pelo desejo e violência, mas também que toda ação tem consequências. Muitas vezes o ser humano realmente não tem respeito pelo que é diferente e esse é o tipo de história onde eu torço para que o homem entre em desgraça.

“Criaturas da noite” com certeza se tornou uma história favorita. Além de possuir um estilo de ilustração muito agradável aos olhos.

Mistério divinos

Outra história presente nessa edição é Mistério divinos, que fiquei muito feliz de encontrar nessa edição porque alguns inscritos do canal já tinham me recomendado. Falaram que era o tipo de história que eu iria gostar. Passei um bom tempo procurando essa HQ para comprar antes dessa nova edição ser lançada e simplesmente não a encontrava. Mas é com muita felicidade que digo: VOCÊS ESTAVAM CERTOS! Eu amei! Se tornou uma história favorita!

Aqui nós vamos acompanhar dois homens que começam a conversar em um banco de praça. Um deles começa a contar uma história sobre a criação do mundo, sentimentos e a morte de um anjo.

Essa história é o tipo de história que é melhor você ir sabendo o mínimo possível porque ela é cheia de plot twist. A revelação sobre os eventos relacionados aos anjos e o que acontece com os personagens que estão conversando são simplesmente impressionantes.

E em termos de arte e ilustração é um estilo que já estou acostumada porque é o mesmo artista que desenhou Sandman, mas realmente acho que as ilustrações de Mistérios divinos são as mais bonitas desse livro.

A verdade sobre o desaparecimento da senhorita Finch

Basicamente é uma história contada de trás para frente. Nós já sabemos que a sr. Finch desapareceu e temos um grupo de pessoas discutindo sobre o que devem fazer a respeito porque a última vez que ela foi vista foi com eles quando saíram para conhecer um circo.

O problema é que esse grupo de pessoas são escritores. Um está escrevendo roteiro de um filme, outra tem um livro que acabou de virar best seller e, como as questões sobre esse desaparecimento são um tanto estranhas, eles acham que ninguém vai acreditar neles porque literalmente o “ganha pão” deles é criar histórias.

Eu adorei essa história porque vai está mostrando justamente humanos comuns entrando em contado com algo sobrenatural e mágico. Para mim, ela se encaixou no conceito de que as pessoas nem sempre são tão criativas, mas que na verdade elas entraram em contato com algo extraordinário que as inspirassem.

Arlequim apaixonado

E por último temos o Arlequin que vai literalmente pregar o coração dele na porta de uma moça que ele chama de Columbina e o Neil Gaiman vai pegar elementos da Commedia Dell'arte e apresentá-los de uma forma mais moderna. “Rô, não sei Commedia Dell’arte”... Não tem problema! No final da edição tem algumas notas que falam um pouco sobre o que é e alguns personagens, que vão te ajudar a entender tranquilamente.

O final de Arlequin Apaixonado me surpreendeu. Na verdade, a história me surpreendeu como um todo porque eu li sem imaginar para onde a história me levaria. Curti bastante a história, mas devido a sua excentricidade não sei se vai agradar todo mundo.

Outro ponto de destaque para esse quadrinho é a arte! A arte possui um tom tão realista que lembram fotos ao invés de desenhos e eu achei isso incrível.


De modo geral, eu adorei todas as histórias e as artes são belíssimas. Óbvio que tive minhas preferidas, que no caso foram “Criaturas da noite” e “Mistérios divinos”, mas isso é algo completamente normal em edições que trazem várias histórias. A gente sempre vai se conectar mais com algumas delas e isso vai variar de leitor para leitor.

Com certeza recomendo que vocês façam essa leitura porque o Neil Gaiman esbanja uma criatividade magnífica nessas histórias.

📖

Se interessou pelo livro?

Adquira pelo link do blog! Dessa forma você colabora com a manutenção do mesmo sem pagar nada a mais por isso:

Biblioteca Gaiman

Aproveite para conhecer algumas outras obras do autor através desse vídeo:


Acompanhem minhas redes sociais



Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.



Comentários

Postagens mais visitadas