[RESENHA] Árvore dos desejos, de Katherine Applegate: Um livro delicado e necessário

Árvore dos desejos foi escrito pela Katherine Applegate e publicado pela Editora Intrínseca aqui no Brasil em 2020. Logo abaixo você pode conferir a resenha no formato de vídeo ou texto!


Aqui nós teremos Red, que é um carvalho e também será nosso narrador. Uma árvore que já está há muitos anos em um determinado bairro e que em algum momento as pessoas começaram a amarrar fitas com desejos nos seus galhos.

O leitor sente que com o passar dos anos esse carvalho criou uma afeição com os humanos daquele lugar. Sendo assim, ele se sente muito preocupado quando uma nova família chega e as pessoas parecem incomodadas com a simples presença delas. Red fica confuso do porque somente aquela família sofreu rejeição já que aquele lugar já havia recebido pessoas de tantos lugares diferentes e fica ainda mais comovido quando Samar, a menininha da família, faz o desejo de finalmente ter um amigo. Daí em diante veremos Red fazendo pequenas interferências para que esse desejo se realize.

Essa é o tipo de história que é infantil, isso é bem perceptível pela sua linguagem narrativa, mas que deveria ser lida por todos. Porque aqui falaremos sobre o quanto o preconceito religioso e cultural pode ferir as pessoas.

É interessante acompanhar a história pela perspectiva de uma árvore e suas pequenas interferências porque isso deixa a história delicada e, em alguns momentos, engraçada, mas sem perder a seriedade para tratar sobre o problema vivido pelos personagens.

Sim, seres humanos são complexos e as vezes se prendem a ideia ruins que são geradas por causa do medo e transmitidas por gerações, mas é aí que temos um ponto muito importante apresentado no livro: a empatia. Ela é essencial para destruir essas barreiras e realmente acolher e proteger quem mais precisa.

O final do livro é daqueles que você realmente fica feliz com o desenrolar das coisas e dá o sentimento de esperança, mas um detalhe muito importante é que em poucas palavras a autora mostra a realidade onde essa quebra de preconceitos não acontece da noite para o dia, mas sim com um passo de cada vez. Inclusive esse é um ponto forte da autora, para mim, em suas obras. Porque tanto nesse livro como Crenshaw (que inclusive tem resenha aqui blog), ela consegue contar histórias delicadas, com final feliz, mas sem menosprezar a capacidade das crianças entenderem os problemas do mundo.

 📖

Se interessou pelo livro?

Adquira pelo link do blog! Dessa forma você colabora com a manutenção do mesmo sem pagar nada a mais por isso:

Árvore dos desejos

Aproveite para conhecer outras obras da autora:

Crenshaw - A fome de Imaginação
O grande Ivan
Eve & Adam

Acompanhem minhas redes sociais


Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas