O motivo pelo qual não empresto meus livros

"Me empresta um livro?"
"Não!"

Bem... Essa é basicamente minha reação quando me pedem algum livro emprestado. Por mais que eu ache que a literatura deva ser passada a diante, livros ainda são produtos, eu pago por eles e cansei de ser trouxa, emprestar e os livros simplesmente não voltarem.


Outra situação que também me frustra é quando eu empresto livros e eles até voltam... Mas voltavam amassados, molhados ou rasgados. As pessoas não tinham nem a decência de me dar um novo como pedido de desculpa para o "acidente" que aconteceu com meu livro. Sendo que eu sou o tipo de pessoa que se receber um livro danificado tenta concertar (a Giselle é prova disso... Eu ajeitei o livro "Zumbis x Unicórnios" dela que estava com as folhas soltas quando ela comprou em um sebo 😊).

Então acabei criando critérios para emprestar livros:
1 - Tenho que saber se ela tem os mesmos padrões de zelos com livros que eu.
2 - Tenho que ter algum laço emocional que me faça confiar na pessoa.
3 - Tenho que saber onde a pessoa mora... Caso muito tempo se passe eu mesma vou buscar meu livro 😂 (nunca precisei, mas não duvide que eu teria coragem 😏)

Pareço chata fazendo isso? Sim! Eu reconheço, mas já perdi vários livros (e dinheiro) e fiquei cansada de passar por coisas do tipo 😢 Se eu tenho vergonha de falar que "não" para as pessoas? Óbvio que não. Eu falo sem o mínimo de constrangimento. 😂

Quando alguém me empresta algum livro eu vejo como gesto de carinho, amizade e confiança. Por isso tenho o máximo de cuidado. É o meu jeito de dizer que aprecio aquele gesto! Quando as pessoas não agem da mesma forma eu fico com a sensação estranha de "descaso" por isso empresto meus livros para pouquíssimas pessoas. Mas e você? Qual sua opinião sobre o assunto?


Acompanhem minhas redes sociais



Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas