[RESENHA] Extraordinário - R. J. Palacio

 
Oi, gente! Tudo bom? Hoje trouxe para vocês a resenha do livro Extraordinário, que você podem lê-la logo a baixou ou assistir ao vídeo onde eu falo sobre o livro e a sua adaptação. Espero que gostem!





August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade e estudava em casa.

Nós vamos acompanhar o Augie nessa nova fase da sua vida. Através do seu próprio ponto de vista e também de alguns familiares e amigos vemos como esse menino pode causar impacto na vida de todos a sua volta. É um livro bem delicado e com uma linguagem fácil já que é destinado para o público infanto-juvenil.

Há um tempo atrás esse livro era muito falado por aí e sempre que isso acontece tenho medo de ler e não achar “nada demais”. Só que esse livro valeu o hype!

Confesso que ele demorou um pouquinho para me fisgar. A autora me pegou mesmo quando nos mostrou o ponto de vista da Via, que é a irmã do Augie. Ela é uma adolescente extremamente responsável, que tem consciência das necessidades do irmão, o ama, mas em alguns momentos se sente um pouco frustrada quando os seus sentimentos são deixados de lado. E foi aí que eu senti o realismo da história! Porque por mais que o Augie realmente tenha uma personalidade incrível, nem tudo dentro da família é mil maravilhas. Inclusive podemos ver isso através da mãe dele também. Ela claramente é uma mulher que colocou toda a sua vida de lado para se dedicar exclusivamente ao filho e mesmo que ela o ame a gente consegue ver o quanto isso é desgastante já que ela está sempre 100% do tempo preocupada como o filho. O pai sempre tenta ser divertido e compreensivo, embora em alguns momentos se sinta perdido sobre como proceder em algumas situações. Mas ao mesmo tempo vemos o quanto a família é unida.

Sobre a escola do Augie e as outras crianças. Foi muito bem descrito o como algumas crianças acabam se espelhando no comportamento dos pais e como há situações em que elas vão aprendendo com seus erros.

Eu não cheguei a chorar como vejo muita gente falando por aí, mas realmente foi uma leitura agradável, delicada e que eu acho muito importante ser lida por crianças porque com certeza é uma grande lição sobre aceitação e gentileza.

Se interessou pelo livro? Adquira este e outros livros da autora por aqui:

- Extraordinário: Amazon
- Somos todos extraordinários: Amazon
- 365 dias extraordinários: Amazon
- Augie e eu: Amazon

Acompanhem minhas redes sociais

Youtube | Twitch | Instagram | Skoob Twitter Filmow


Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas