DEFENDA O LIVRO

Hoje vim conversar com vocês sobre algo importante! Vou me pronunciar sobre a taxação dos livros. O que escrevo aqui trata-se SOMENTE sobre a parte da tributação dos livros. O ministro Paulo Guedes enviou ao congresso o Projeto de Lei 3887/2020 que trata da reforma tributária. Um dos artigos trata da taxação de 12% sobre livros. Sendo esses livres de impostos para tornar o acesso à cultura mais fácil. Infelizmente já sabemos que esse acesso não é tão fácil assim.


Se for aprovado na íntegra, o PL 3887/2020 fará os livros se tornarem mais caros e inacessíveis do que já são para grande parte da população. Isso não afeta apenas quem já tem hábito de leitura, mas também todas as famílias que lutam para ter uma boa educação, além de prejudicar todos que, de alguma forma, trabalham com literatura de forma direta ou indireta.

Os impostos em geral são utilizados para reduzir o consumo de determinado produto. Essa foi a desculpa para a taxação de produtos como cigarro e bebidas alcoólicas. Os impostos também são utilizados como desculpa para proteção da indústria nacional, para que os produtos nacionais sejam mais competitivos com os importados dentro do território nacional. Mas, nenhum dos casos se enquadra aos livros. Porque tributar algo que já é impresso nacionalmente? Que gera empregos e é o sustento de milhares de pessoas de forma direta ou indireta?

Qual o objetivo dessa taxação senão inflar a arrecadação federal? Já vivemos em um país que possui uma das maiores cargas tributárias do mundo! E com um dos PIORES níveis de educação e desenvolvimento humano! Tributar os livros é REALMENTE uma forma sensata de ajustar as contas federais?

Por isso eu venho aqui pedir a todos que ABUSEM da #defendaolivro em todas as redes sociais e principalmente que COBREM dos deputados de seus estados posicionamento CONTRA a taxação dos livros. Isso será MUITO importante e, acreditem, nossa pressão faz diferença! Posicionem-se também publicamente e convide a todos a fazerem o mesmo! Vocês também podem assinar o abaixo-assinado. Quanto mais assinaturas tivermos, maior será o impacto do nosso posicionamento e nossa chance de impedir a taxação será maior!

Acompanhem minhas redes sociais



Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas