[RESENHA] Coração de Aço - Brandon Sanderson



Coração de Aço é o primeiro livro da trilogia Os Executores, escrito pelo Brandon Sanderson e publicado aqui pela editora Aleph.

No início da história o autor nos deixa ciente de um fato onde em um dia aleatório uma estrela surgiu no céu e pessoas começaram a apresentar os mais variados super-poderes. Como peguei o livro para ler sem ao menos conhecer a sinopse imaginei que seria uma história comum sobre super-heróis. Mas simplesmente não há heróis! Os Épicos, assim denominados aqueles com super-poderes, lutam entre si por poder e essa história se passa em Nova Chicago, um lugar dominado pelo Coração de Aço, que aço possui poderes de transformar as coisas a sua volta em aço e é aparentemente invulnerável.



Nosso protagonista, David, é um sobrevivente de um certo evento onde ele acabou perdendo o pai pelas mãos do Coração de Aço, mas por um breve momento ele percebeu que o Épico não era totalmente invulnerável. Sendo assim, David cresce obcecado e estudando para descobrir as fraquezas de todos os Épicos e eliminá-los. Ele também deseja fazer parte dos Executores, um grupo que possui o objetivo em comum.

Há tempos eu desejava conhecer a escrita desse autor, que ficou tão conhecido pela série Mistborn, e agora eu entendo o motivo da popularidade dele. A escrita é muito fluida, ele é portador de uma criatividade maravilhosa e sua habilidade de descrever cenas de ação são excelentes ao ponto de fazer parecer que estamos assistindo aquilo ao invés de ler.

O personagem principal ao mesmo tempo que é inteligente e sabe improvisar em situações de perigo, ele também apresenta comportamento juvenil "bobo" e empolgado. Mas em momento nenhum isso é algo negativo! Na verdade, isso traz um ar de realismo a ele que nos faz entender suas motivações e garra para derrotar os Épicos, mas que nos mostra ainda é jovem e está amadurecendo aos poucos.

Os outros personagens, estão bem inseridos na trama com personalidades bem definidas. O livro é muito bem humorado e entre o grupo de executores temos a sensação de, que mesmo naquela cidade hostil, os integrantes se enxergam como família mesmo que eles não utilizem palavras para isso. A noção de respeito do grupo não é direcionada apenas ao líder.

Os segredos são descobertos aos poucos. Algo extremamente positivo pois me senti em sintonia perfeita com raciocínio dos personagens. Algumas perguntas sobre a trama não foram respondidas neste livro, mas acredito que isso ocorrerá nos próximos já que o autor conclui de uma forma que te instiga a querer ler os outros volumes logo em seguida.

Brandon Sanderson é um homem de escrita cativante. Você com certeza desejará conhecer seus outros livros.

Caso tenha interesse em adquirir os livros:
Coração de Aço - Os executores vol.1 - Amazon
Tormenta de Fogo - Os executores vol.2 - Amazon
Calamidade - Os executores vol.3 - Amazon

Comentei sobre este livro e outros livros no vídeo do "leituras de março" há um tempo atrás. Se você ainda não conhecia o canal, aproveite para se inscrever :




Acompanhem minhas redes sociais



Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas