[Série] Black Summer - 1ª temporada



A Netflix lançou este mês uma série sobre zumbis: Black Summer. Uma série que se passa no mesmo Universo de Z Nation, mas não se preocupe... Você não precisa ter assistido Z Nation para assistir Black Summer.

Confesso que não sou uma fã de histórias com zumbis, mas após ver diversas matérias onde diziam que o Stephen King  (meu autor favorito) gostou da série fiquei muito curiosa e achei que valeria a pena experimentar algo novo. A série possui apenas 8 episódios com tempo variável entre 20 à 44 minutos cada que, surpreendentemente, me prenderam atenção.

[Série] Black Summer - 1ª temporada | Blog Aquela Geek

Inicialmente somos apresentados a uma família que está indo ao encontro de um caminhão do exército para serem transportados para um lugar seguro. Há um breve momento de tensão nessa cena onde já esperamos que algo dê errado. A filha do casal é levada no caminhão, seus pais são deixados para trás e temos o objetivo principal da personagem que é encontrar a filha.

Pensei que a história acompanharia apenas o ponto de vista desta mulher, mas logo em seguida a série nos vai apresentando outros personagens com cenas divididas com subtítulos dentro do mesmo episódio. Algo que me deu a sensação de micro conto que se juntam para formar uma única história. Foi muito interessante ver os pontos de conexão da história de diversos ângulos diferentes e como todos os personagens caminhavam para um ponto em comum.

Algo que me intrigou foi o fato de ter uma personagem asiática que não fala a língua dos outros personagens, mas ainda assim eles conseguem se comunicar. Ela entende um pouco do inglês americano, mas fala apenas chinês. Mexi nas configurações da áudio/legenda e realmente não existe legenda para o que ela fala o que nos causa o mesmo sentimento de confusão que os outros personagens tem por não entendê-la tão bem. Mas atriz consegue ser tão expressiva que mesmo que não saibamos exatamente o significado das suas palavras conseguimos entender o que ela está sentindo.


[Série] Black Summer - 1ª temporada | Blog Aquela Geek

A maneira em que a 'zumbificação' acontece não é apenas por um ferimento causado por um zumbis, mas o que eu posso falar pra vocês sem dar spoilers é que é algo que simplesmente não tem como ser evitado e isso me chocou quando vi a primeira cena que me mostrou isso.

A série não se aprofunda na vida dos personagens e você sente a tensão que eles realmente podem morrer a qualquer momento. Não há dramas pessoais ou questionamentos morais envolvidos. A única coisa que importa é você está vivo no fim do dia. Imagino que isso vá dividir o público, mas para mim foi bom porque mostrou algo mais próximo do que poderia acontecer. Ou você acha mesmo que você vai se tornar o 'matador de zumbis' se esse apocalipse acontecer? Você vai ter que está preparado pra correr!

Sobre essa proximidade com a realidade foi bem engraçado ver um apocalipse ainda em sua fase inicial onde a maioria das pessoas está desarmada ou que quando está com uma arma na mão são um pouco desengonçados porque claramente são civis que estão pegando uma arma pela primeira vez.


[Série] Black Summer - 1ª temporada | Blog Aquela Geek

Alguns pontos me incomodaram também. Como por exemplo, o desperdício de munição. Fiquei me perguntando se no universo em que os personagens de filmes/séries de zumbis vivem não existem filmes/séries de zumbis. Sério, eles não sabem que tem que mirar na cabeça??? Eles só tentam atirar na cabeça depois de gastar muita munição atirando no peito. Há cenas onde os personagens tem atitudes burras (não existe outra palavra pra definir isso)... Algo que eu tentei imaginar que fosse do tipo "a pessoa está nervosa e com medo o suficiente para não pensar direito". Simplesmente não tem outra explicação.

Uma das coisas que me incomoda em histórias de zumbis é o fato algumas perguntas não terem respostas. Como a doença surgiu? Onde está a cura? No nosso mundo ainda existe doenças incuráveis, o que me faz pensar que em um apocalipse zumbis a humanidade seria pega desprevenida e destruída antes mesmo de passar perto de achar uma cura em tão pouco tempo e isso me deixa com a sensação de que esse é um tipo de história que não tem fim. Logo, por ter esta sensação não acho que seja essencial uma segunda temporada. Black Summer pode ser vista como uma série de contos dentro de um apocalipse zumbi.

No fim das contas acho que o saldo foi positivo. Mesmo não sendo fã de zumbis a série me prendeu atenção gerando momentos de tensão e me fez rir de algumas atitudes ingênuas de alguns personagens.

Lição de moral: Mantenha-se em forma! Você nunca sabe quando vai precisar correr.


[Série] Black Summer - 1ª temporada | Blog Aquela Geek



Acompanhem minhas redes sociais



Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas