[Resenha] O Cemitério - Stephen King



Com a data de estréia do remake de "Cemitério Maldito" se aproximando, eu e a Rochely decidimos organizar uma leitura conjunta do livro que inspirou o filme: "O Cemitério", de Stephen King. 

O CEMITÉRIO - Stephen King 😺 | Biblioteca da Rô #bibliotecadaro #booktuber #booktube #livrosdeterror #resenha #ocemiterio #stephenking #petsematary #cemitériomaldito #editorasuma #canalliterario #blogliterario #cat #cute #neko #gato #kawaii

Agora, lhes trago a resenha desta grande obra. Você pode conferi-la através do vídeo abaixo ou em formato de texto. E caso deseje adquirir o livro, compre pelo nosso link sem pagar nada a mais por isso: AMAZON


Louis Creed está se mudando com sua esposa, dois filhos e o gato da família para uma cidadezinha no Maine devido ao seu novo emprego na Universidade. Apesar do lugar não ser o ideal para crianças pequenas, já que há uma rodovia onde passam muitos caminhões em alta velocidade bem próxima, ele tem esperanças de que terá uma vida tranquila ali.

Ele logo faz amizade com um vizinho. Um senhor de idade que conhece muito bem a cidade em si como também lugares obscuros como um cemitério de animais e um antigo cemitério indígena, que é capaz de realizar coisas que normalmente seriam impossíveis e possui um incrível poder de influência nas pessoas.

Após a leitura, entendi o porque algumas pessoas recomendam "O cemitério" como um excelente livro para se iniciar nas obras do mestre. O livro é o mais fluído que eu já li do autor, perdendo apenas para "A hora do lobisomem" já que este livro é bem mais curto.

O livro também é conhecido por ser um dos mais assustadores do autor, mas medo é algo muito relativo. Particularmente, não senti medo dos elementos sobrenaturais ocorridos e muito provável que isto ocorreu por eu já saber parte dos acontecimentos. O que senti foi uma espécie de tristeza já que o livro aborda o tema de que a morte de um jeito ou de outro vem para todos e que a forma como nós enxergamos e lidamos com ela é imprevisível. O que me amedrontou um pouco foi pensar no real terror contido na história: Até onde o desespero por causa da morte pode nos levar?

“ Provavelmente é um erro acreditar que exista um limite para o horror que a mente humana pode suportar”

O medo que eu senti estava mais ligado ao fato de ter um gato como personagem. Sendo assim, me peguei diversas vezes verificando se as portas e as janelas da minha casa estavam fechadas para que o meu gato não fugisse e pudesse sofrer algum mal. A morte é inevitável, mas não precisamos andar de braços abertos para ela. E confesso que em alguns momentos eu acabei ficando com uma certa pena do gato do livro... Por mais sombrio que isso pareça.

O livro carrega uma aura sombria e constantemente há coincidências misteriosas como se forças malignas manipulassem os acontecimentos. Isso é algo comum em filmes/livros de terror e mesmo assim esse "O cemitério" se destaca porque o King soube trabalhar muito bem na mente dos personagens envolvidos.

O CEMITÉRIO - Stephen King 😺 | Biblioteca da Rô #bibliotecadaro #booktuber #booktube #livrosdeterror #resenha #ocemiterio #stephenking #petsematary #cemitériomaldito #editorasuma #canalliterario #blogliterario #cat #cute #neko #gato #kawaii

A construção de personagem, que normalmente é um processo lento executado pelo autor, aqui acontece de forma mais dinâmica. Louis é o típico homem que vive para o trabalho e a família, as crianças e os vizinhos são adoráveis. É muito fácil você se apegar a este personagem. Mas infelizmente a esposa do Louis me decepcionou. Após ler livros como Love - A história de Lisey e Cujo, que possuem personagens femininas fortes, aqui a Rachel me pareceu uma mulher extremamente fraca mentalmente. E mesmo que isso tenha uma justificativa no passado da personagem me incomodou muito ver um homem que sempre fez de tudo pela família em seu único momento de fraqueza não ter o apoio da esposa. Ele praticamente é obrigado a sempre se mostrar forte independente do seu sofrimento. Apesar do meu incômodo, isso não chega a ser um defeito já que é um fato que influencia em alguns acontecimentos.

Este livro se tornou um dos meus favoritos devido ao fato do King esbanjar maestria em explorar a mente dos seus personagens, nos surpreender com o final e nos mostrar o quanto algo que é natural como a morte pode ser assustadora.


O CEMITÉRIO - Stephen King 😺 | Biblioteca da Rô #bibliotecadaro #booktuber #booktube #livrosdeterror #resenha #ocemiterio #stephenking #petsematary #cemitériomaldito #editorasuma #canalliterario #blogliterario


Acompanhem minhas redes sociais



Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.


  

Comentários

Postagens mais visitadas