[Resenha] Encante - Llua Helena

O país em que Agatha vive é dividido em quatro Divisas, cada Divisa é protegida por uma enorme muralha que mantém os humanos a salvo de criaturas que vivem nas florestas. Depois de presenciar a morte do pai, Agatha jura vingança à criatura que o matou e parte em uma aventura para além das muralhas.

Em parceria com a autora Llua Helena tive acesso ao seu primeiro livro: Encante. Fiquei muito feliz por ela confiar no meu trabalho e contribuir com a minha Biblioteca. Há alguns pontos positivos e negativos que eu gostaria de ressaltar.


Primeiramente, os pontos positivos: A começar pela sua escrita. Ela é leve e fluída proporcionando uma leitura rápida. Ela soube escrever muito bem o romance, além de não roubar o foco do enredo principal, não ficou forçado, entediante ou cansativo se comparado a outros romances que vemos por aí. 

A autora não tem pena de matar personagens e que algumas cenas de morte me surpreenderam pelo nível de agressividade. É incrivelmente chato quando pegamos um livros e pela escrita já sabemos quem vai viver ou morrer. Neste livro ela te surpreende!

Eu também gostei muito da descrição sobre o reino dos Encantados. O lugar é belíssimo e facilmente imaginável. A arte da capa é muito bonita! Ela instiga a leitura e foi um trabalho que combinou bem com a história. 

Apesar de ser uma história de fantasia, a autora executou a abordagem do tema "preconceito" muito bem e o desenrolar dos fatos torna a conclusão da história agradável e nos preenche de esperança.

“Acredito que um mundo melhor é aquele que respeitamos as diferenças uns dos outros, em que vivemos como iguais.”

Agora os pontos negativos... Quero deixar claro que alguns dos pontos fogem do controle da autora como revisão textual, por exemplo, que deveria ser realizada também pela editora, mas vamos do início.

A sinopse conta os principais pontos da história inteira, algo que, além de ser spoiler, cria uma expectativa no leitor que não é correspondida. Por este motivo, no início dessa análise eu escrevi o enredo geral e não a sinopse do livro em si.

Os primeiros 3 capítulos são muito semelhantes ao Shingeki no Kyojin (Attack on Titan). Não pelo fato da civilização viver cercada por muralhas, mas pela cena em que a muralha é destruída. Tais semelhanças podem prejudicar na captação de público pelas pessoas acharem que o resto da história seguirá da mesma forma, o que não acontece. 

A autora faz uso do folclore brasileiro e isso foi algo que me impressionou pois pouquíssimas pessoas tem conhecimento sobre o nosso folclore. E exatamente pelo mesmo motivo ela poderia ser mais descritiva sobre a forma e tamanho da criatura. Acredito que possa ocorrer dificuldade de imaginação/visualização para um leitor que desconhece tais lendas.

A protagonista, Agatha, não descobre os fatos por si. Todas as informações chegam a ela por outras pessoas, e, apesar da descrença em um primeiro momento, ela não questiona se é tudo verdade. A protagonista deixa alguns detalhes, que despertam a curiosidade do leitor, passarem.


Em uma das cenas da batalha final conseguimos compreender o objetivo da autora, mas por não ser tão descritivo pode parecer contraditório. A adição de mais detalhes sobre as ações de Agatha deixaria a cena muito mais clara.

Sobre o trabalho editorial: Há diversos erros de digitação, falta de pontuação, palavras que parecem ter sido alteradas por um corretor ortográfico. Esses erros causam ao leitor a impressão de ser um texto inicial, ou um livro de publicação independente, quando na realidade há uma editora envolvida. Este trabalho de revisão é de extrema importância pois dá credibilidade a publicação e deveria ser realizado pela editora, e a não realização desta revisão, do meu ponto de vista, demonstra descaso da editora com relação ao trabalho da autora que, em linhas gerais, foi bom.

Agradeço pela oportunidade de ler o livro. Acredito que a autora tem muito potencial para desenvolver histórias incríveis. Ansiosa para ver sua evolução nas próximas obras.

Quem desejar conhecer o trabalho da autora pode adquirir o ebook na Amazon ou lê-lo gratuitamente no Kindle Unlimited.

Acompanhem minhas redes sociais



Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.

Comentários

  1. Sua linda! Muito obrigada pela crítica, adorei. Entendi super o seu ponto de vista em alguns aspectos e fico feliz que você tenha curtido a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu realmente curti a leitura! E como eu já disse... Vejo muito potencial em você! Estou ansiosa pelos seus próximos livros.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas