[Resenha] A cor que caiu do espaço - H.P. Lovecraft


Essa leitura foi realizada durante o Desafio Literário de Halloween para cumprir o desafio de ler um conto ou uma coletânea de contos do H.P. Lovecraft. E também foi a minha 1ª leitura do autor.



Este conto inicia-se com um homem realizando uma visita a Arkham, local onde será construída uma represa. E logo ele nota algo de estranho nas pessoas e no lugar. Algo que ninguém deseja lhe falar. Inicialmente ele acredita serem "velhas lendas", mas o comportamento das pessoas a sua volta indica que ocorrera durante a vida dos que contavam.

O único conselho recebido foi de não dar ouvidos as histórias excêntricas de Ammi. Instigado pela curiosidade ele vai em busca do tal homem para obter respostas.

O ancião Ammi reside em um casebre num lugar assustadoramente arruinado. Ele conta que anos atrás um meteorito caiu nas terras de Nahum Gardner, que os cientistas foram chamados, mas não conseguiram concluir suas pesquisas. Descobriram apenas que o meteorito não era tão sólido quanto parecia e que ao ser cortado liberou uma cor desconhecida pelos humanos e que era impossível ser descrita.

Ilustração de MCrassus
Essa mesma cor, com o tempo, se espalhou pelas proximidades de onde o meteorito caiu e envenenou o lugar. Dando início a eventos estranhos e transformando o lugar em uma paisagem sombria como se a própria morte tivesse caminhado por aquelas terras e deteriorando a saúde física e mental dos moradores. 

O conto nos traz um horror cósmico onde temos um elemento desconhecido interferindo na insignificante vida humana e ao qual não se pode ter o mínimo de controle. Outro ponto que perturba o leitor é saber que uma represa será construída no local e que baseado no depoimento de Ammi podemos deduzir que trará consequências a quem for abastecido por aquela água. 

O que nos dá um alívio é a narração, já que ela nos é contada pelo personagem que viu os fatos acontecerem. Acredito que se tivéssemos a narração realizada pelo próprio Nahum o conto se transformaria em um romance mais aterrorizante já que nos colocaria mais próximos dos acontecimentos e dos pensamentos atormentados de alguém que estaria vivendo tal situação.

“Não era deste mundo, mas um pedaço de outro universo, e portanto possuído de outras propriedades e obediente a outras leis.”

Se interessou pelo conto ? Adquirindo este ou qualquer outro produto pelo nosso link você colabora com a manutenção do blog sem pagar nada a mais por isso.

A cor que caiu do espaço : Amazon
A cor que caiu do céu : Amazon
Os melhores contos de H.P. Lovecraft: Amazon

Dependendo da edição o conto pode apresentar 3 nomes: "A cor que veio do espaço", "A cor que caiu do céu" ou "A cor que caiu do espaço".

Você também pode conferir minha opinião sobre a adaptação cinematográfica no vídeo abaixo:





Acompanhem minhas redes sociais



Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas