5 Filmes de Terror inspirados em Fatos Reais


Sempre que decidimos ver um filme de terror pegamos nossa coragem e sentamos em frente à TV prontos para “só mais uma história de terror”. O problema é quando a maldita frase “baseado em fatos reais” aparece na tela. É nesse momento que nossa coragem vai embora e provavelmente dormiremos de luz acessa.
  
➤ Horror em Amityville (2005)

O filme é bem típico: “Uma família se muda para uma casa nova, começa a presenciar eventos paranormais e descobrem que um crime ocorreu no local.” Mas a família Lutz, em que a história foi inspirada, realmente dizia-se assombrada ouvindo vozes e vendo figuras demoníacas. Eles deixaram a casa depois de apenas 4 semanas.

Um jovem, antigo morador da casa, havia assassinado toda a sua família à tiros. Entre as vítimas estavam os pais do rapaz e seus 4 irmãos que tinham entre 9 e 18 anos.

O rapaz Butch DeFoe foi julgado, e mesmo alegando que sofria de insanidade e que ouvia vozes na sua cabeça, foi julgado a 6 penas de 25 anos cada. Ele era usuário de drogas e foi avaliado por um psiquiatra que o diagnosticou com transtorno de personalidade antissocial.

Depois de anos há boatos que a história da família Lutz era só armação para ganharem dinheiro. De qualquer forma eu não iria querer morar lá para ter minhas próprias conclusões.

A DarkSide Books também publicou um livro sobre a história: Amytiville. / AMAZON



➤ Evocando Espíritos (2009)

Nos anos 80, família Snedeker se mudou para uma casa em Southington, Connecticut. Eles queriam morar mais perto do hospital, onde um dos filhos iria fazer um tratamento contra o câncer.

Infelizmente tal casa era uma funerária anteriormente e a família alegava ser atormentada por uma presença demoníaca.

Ed e Lorraine Warren foram chamados para examinar a casa. Que constaram que ela estava cheia de espíritos. Mas eles foram completamente removidos da adaptação cinematográfica.

Há um livro, da DarkSide Books, que tem como proposta trazer essa história de um dos casos mais famosos do casal: Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio. / AMAZON




➤ O Exorcismo de Emily Rose (2005)

O longa é baseado na história da adolescente alemã Anneliese Michel (1952-1976). A mesma, que sofria com epilepsia, depressão e alucinações demoníacas, passou por diversas sessões de exorcismo durante 10 anos. A saúde física e mental da jovem foi se deteriorando levando à morte. Ela estava desnutrida e desidratada, sendo assim não resistiu a pneumonia. Seus pais e os padres foram acusados de negligência e homicídio, já que interromperam o tratamento médico. Os sintomas da jovem eram comparados à uma possível esquizofrenia.

Mesmo existindo uma infinidade de filmes sobre exorcismo esse traz uma perspectiva diferente. O filme mostra cenas de flashback das sessões de possessão e o tempo presente onde nos traz o julgamento do pároco. E mesmo o filme retratando como se realmente fosse uma possessão demoníaca nos faz absorver uma carga dramática de como pode ser triste e doloroso uma pessoa doente sofrer negligência devido a crenças religiosas exageradas.


➤ Annabelle - 1 e 2 (2014 / 2017) 

Aqui temos 2 filmes inspirados na mesma história. Devo confessar que esses sãomeus favoritos da lista apesar de não entender porque as personagens dos filmes de terror fazem questão de ficar com uma boneca tão feia. A verdadeira Annabelle nem era esquisita. Era só uma boneca de pano comum.

O 2º filme nos conta a história da boneca e o 1º é como se fosse uma explicação do que aconteceu com ela. Inclusive, se você ainda não viu os filmes pode até assisti-los nesta ordem.

Mas a verdadeira Annabelle foi um presente que a mãe de Donna deu a filha, quando a mesma estava indo para a faculdade, após compra-la de um antigo colecionador. Depois de um tempo ela e a colega de quarto sempre notavam que a boneca aparecia em posições e cômodos diferentes. Assustadas chamaram um médium (provavelmente um charlatão) que disse que o espirito de uma menina morta estava feliz em vê-las na casa. E isso fez as jovens ficarem com a boneca já era um espírito “inofensivo”.

Até que um amigo das garotas foi atacado no local. As moças chamaram um padre e o mesmo chamou seu superior, que não resolveram o problema. E só então o casal Warren, investigadores paranormais, foram chamados e viram que na verdade era um demônio manipulando a boneca para tentar possuir a alma de Donna.

Hoje a boneca é mantida no Museu de Ocultismo dos Warren, um lugar que eu faço questão de NÃO conhecer.




A verdade é que nunca saberemos até onde tais histórias são reais ou fictícias. Mas isso é algo que não faço questão de verificar com meus próprios olhos.

Acompanhem minhas redes sociais



Criadora do canal Biblioteca da Rô.
Biomédica e apaixonada por livros, séries e filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas